top of page

SOBRE O SIEPEX

SOBRE VACARIA

O Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul é um espaço de socialização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. O salão nasceu em 2011, com a ampliação do Salão de Iniciação Científica, englobando também as atividades de Ensino e Extensão.

 

O Siepex visa divulgar, promover e acompanhar os trabalhos de iniciação científica de estudantes de graduação das 23 Unidades da Uergs e é aberto a participação de outras Instituições de Ensino Superior. São três as áreas do conhecimento da Uergs que orientam a distribuição dos trabalhos: Ciências da Vida e do Meio Ambiente, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Engenharias.

 

Já foram realizadas três edições do Salão, sempre em municípios em que há uma Unidade Universitária da Uergs, no sistema de rodizio, visando a integração e a socialização das experiências locais, entre as Unidades.

 

O evento é organizado por uma Comissão Central, composta por representantes do Gabinete do Reitor, das Pró-Reitorias, da Unidade que sedia o evento e pessoal do corpo técnico administrativo.

HISTÓRICO DO SIEPEX

O 1º Siepex foi realizado no município de Santa Cruz do Sul, de 19 a 21 de outubro de 2011, com a participação de 200 acadêmicos, tendo sido apresentados 96 trabalhos. Nesta ocasião, também ocorreu a abertura do Simpósio do Núcleo Estadual do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou com a professora Nádia Pesce da Silveira, do Instituto de Química da Ufrgs, que palestrou sobre “Inovação tecnológica e sociedade” e da professora Meiron Campos Bordas da Faculdade de Educação da Ufrgs, que palestrou sobre “A licenciatura e a gestão na contemporaneidade: desafios, limites e contradições”

 

Em 2012, o 2º Siepex foi realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em São Luiz Gonzaga. Participaram desta edição 485 pessoas, sendo 431 acadêmicos e 54 docentes. O evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão da Ufrgs e presidente do Fórum dos Pró-Reitores das Instituições do Ensino Superior Público (Forproex),  Sandra de Deus, que fez a palestra de abertura, abordando o tema: “A história e a relação do Ensino, Pesquisa e Extensão”.

 

Realizado em Santana do Livramento, de 25 a 27 de setembro de 2013, o 3º Siepex teve a participação de 618 acadêmicos, dos quais 242 apresentaram trabalhos (totalizando 326 produções, entre trabalhos orais e pôsteres). A palestra de abertura foi proferida por Max Haetinger, professor associado ao IC2, do Instituto da Universidade do Texas (Austin – EUA), com a temática “Criatividade em sala de aula”.

 

 

4º SIEPEX

O  nome  de  Vacaria  está  diretamente  ligado  à  expressão  espanhola “baqueria  de  los piñares” (vacaria  dos  pinhais), denominação  que os jesuítas  espanhóis  atribuíram  aos  Campos  de  Cima  da  Serra,  onde iniciaram a criação de gado que abasteceria as reduções jesuíticas.

 

Vacaria é a maior cidade dos Campos de Cima da Serra. A área total do município é de 2105,6 km² e sua população estimada em 60 756 habitantes. Conhecida como a Porteira do Rio Grande, destaca-se por sediar o Rodeio Crioulo Internacional, maior manifestação artística, cultural e campeira da tradição gaúcha. É sede da histórica Fazenda do Socorro e da belíssima Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira. Destacam-se também o ecoturismo, como o Parque das Cachoeiras, a pecuária, a produção de maçãs, pequenas frutas, flores e grãos.

 

Vacaria possui outros atrativos culturais interessantes, como o Museu Municipal, o Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo, única obra do famoso arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul. 

Alunos no 3º Siepex.

Neste  ano  chegamos  ao  4º  Siepex,  que,   pela   primeira  vez,  terá uma  temática:  Vacaria  –  do  tropeirismo  à  fruticultura. O  evento ocorrerá   na   Unidade   da   Uergs   em    Vacaria,   de   23   a   26   de setembro   de    2014.  Este   ano     o      Siepex     se     propõe    a     ter atividades    em    paralelo  com   a apresentação de trabalhos,  como viagens técnicas,  oficinas e  espaço para debates, ampliando assim o intercâmbio entre os presentes.

bottom of page